Cada vez cresce mais o número de crentes sem igrejas, são simpatizantes de Jesus, o Cristo, mas não suportam a ideia de participar de uma igreja.
Como tenho muitos amigos desigrejados conheço vários argumentos e até mesmo me identifico com alguns deles.
Todos eles perceberam em algum momento de suas vidas a singularidade da mensagem de Jesus, ou lendo a bíblia, ou através de uma experiência marcante na juventude.
Todos são unânimes em declarar que Jesus é único caminho e que sua proposta de vida é incomparável com qualquer outra proposta entre outras religiões.
Mas também todos sentem tremenda dificuldade de se envolver em uma igreja local, uns por terem vivenciado a terrível experiência de serem julgados ou descriminados por alguns religiosos na igreja; outros por se indignarem ao verem tantos líderes, principalmente na TV, com esse discurso da prosperidade, com uma santidade que não passa de marketing para enganar o povo; e ainda tem alguns que simplesmente não sentem a necessidade de ir na igreja toda a semana, sentem que é apenas uma rotina religiosa que faz pouca diferença no dia a dia, alegam que conseguem se “recarregar” sozinhos em casa lendo a bíblia e conversando com alguns amigos.
Eu entendo os desigrejados, até porque todos esses sentimentos rondam a minha alma, e já cheguei a pensar seriamente em deixar de ir na igreja por esses três motivos.
Mas acredito que viver desigrejado não seja bom para ninguém.
Poderia usar o simples argumento de que não é projeto de Deus para ninguém viver a vida sozinho, nem o próprio cristo fez isso, nem nenhum dos seus primeiros discípulos.
Mas não é apenas uma ideia bíblica, na pratica vejo que a fuga dos religiosos julgadores não gera uma vida sem julgamentos, pois fora da igreja temos muitas cobranças e muitos dedos apontados. Com um agravante, com menos pessoas ao lado para compartilhar as fraquezas e decepções. Sem contar com a nossa consciência que é a acusadora principal por não cumprirmos o que é certo.
Caímos também no terrível erro de generalizar todos os líderes religiosos como oportunistas e falsos, esquecendo que o líder (pastor) que é correto e vive a proposta do evangelho não fica fazendo auto marketing do tanto que é santo, pois aprendeu direto com Jesus que quando se faz uma boa coisa, que seja em secreto.
Esse tipo de líder, seguidor de Jesus, está em toda parte, menos na mídia, por isso você só o encontra indo passar um tempo ao seu lado, nas igrejas onde eles estão servindo. Os desigrejados acabam cometendo o erro que sempre condenaram nos outros, o de julgar e colocar injustamente todos no mesmo “saco”, e pior, vivem com essa culpa sozinhos.
E aos que além disso tudo vivem bem sem a rotina de participar toda semana de uma igreja local, acabam sendo enganados por eles mesmos, por não perceberem que não conseguem ter sozinhos a disciplina de procurar o Jesus que eles admiram, e vão se afastando lentamente de uma comunhão saudável e proveitosa com Deus.
Amam a proposta de Cristo, mas não suportam o seu corpo. Enxergam a incapacidade da igreja em ser boa, mas não enxergam a sua própria incapacidade de fazer o bem. Condenam a igreja por uma parte que é intolerante, mas não se condenam por não perceberem a intolerância do seus próprios corações.
Viver em comunidade não é uma proposta apenas para nos sentirmos melhor, mas para enxergarmos no outro que não somos quem gostaríamos de ser. Nessa experiência semanal de frustração o Espírito de Cristo nos transforma em pessoas melhores, mais parecidas com Ele.
Entendo os motivos dos desigrejados, mas não acredito que seja a melhor opção. Deus os abençoe.
Por Marcos Botelho
1) Jesus nunca construiu templos, nunca fundou nenhuma corporação, instituição! empresa chamado igreja, a terceira geração o fez! Jesus chamou de igreja todos que foram comprados com seu sangue, o povo cristão! Igreja é gente, é todos que seguem a Jesus,!
ResponderExcluir2) De acordo com Jesus, onde estiverem dois ou três REUNIDOS EM SEU NOME, ali está a igreja Mateus 18:20 ( igreja são todos aqueles que seguem a Jesus e não um templo religioso). Assim, se dois ou três amigos cristãos se encontrarem para falar sobre as lições espirituais, ou para servirem alguém, ali é a igreja! Isso é congregar-se, reunir-se pelo evangelho!
3) Então concluímos que aonde quer que aqueles que são separados para servir se unam ali então teremos uma igreja, pode ser num hospital, num orfanato, na rua ou até em casa, não sendo necessário absolutamente mais nada do tipo ser fiel a uma empresa, uma corporação em fim uma instituição religiosa.
4) SEM IGREJA INSTITUCIONAL, SEM COMUNHÃO? A comunhão é com os pobres e necessitados! Não existe a necessidade de um Templo, de uma carta Papal, nem de fazer parte de uma empresa, instituição ou corporação para isso. Reúna-se com a família, em casa, quer reunião melhor? Siga o exemplo dos apóstolos que se reuniam em casa, e não do sistema religioso que criou corporações! Em termos bíblicos, a igreja é simplesmente aqueles que estão seguindo a Jesus, a família de Deus e não uma instituição religiosa criada por homens.
É curioso que a passagem predileta dos desigrejados – “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mt 18.20) – foi proferida por Jesus no contexto da igreja organizada. Estes dois ou três que ele menciona são os dois ou três que vão tentar ganhar o irmão faltoso e reconduzi-lo à comunhão da igreja (Mt 18.16). Ou seja, são os dois ou três que estão agindo para preservar a pureza da igreja como corpo, e não dois ou três que se separam dos demais e resolvem fazer sua própria igrejinha informal ou seguir carreira solo como cristãos.
Excluir(Augustus Nicodemus)
5) Não existe hierarquia na igreja (lembrando que igreja é o povo que segue a Jesus). “Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo“; (Mateus 20:25-27), Diferente do que muitas vezes a igreja institucional ensina, não há hierarquia na igreja, tem de ser o contrário de uma hierarquia. Hierarquia há no governo, no mundo, no emprego e em outros lugares, mas entre nós não deve ser assim. Estamos todos na mesma posição em Cristo e somente Deus está acima.
ResponderExcluirNossos dons apenas nos são dados para que ajudemos uns aos outros, mas não nos tornam maiores, nem provam sermos melhores, pois são dados de Graça. Não existe, governos eclesiásticos, essa idéia, veio a surgir com o Catolicismo Romano para exercer domínio, autoridade e controle sobre a massa, sendo perpetuado pela reforma protestante, dando continuidade ao sistema imperialista de domínio e controle! Depois acrescentou: “Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos” (Mateus 23:8). O que Jesus disse tem algum valor? Ou a palavra dos discípulos é mais valiosa do que a de Jesus.
_________________________________________
6 ) PASTOR, BISPO, PRESBÍTERO E DIÁCONO? Quem disse que aqueles tem alguma coisa a ver com esses do modelo corporativo atual como você conhece? Pastor nunca foi um cargo institucional de sacerdote ministrando culto divino no templo! Tão pouco, como vemos hoje, alguém que foi num cartório, pagou 200 reais, tirou um Cnpj, virou pastor e agora pode dirigir a vida dos outros se colocando como intermediário entre Deus e as pessoas, em outras palavras, exercendo a função sacerdotal! Não! Mil vezes Não! Após a morte de Jesus, nenhum sacerdote tem mais o direito de representar Deus na terra, após a morte de Jesus, somos totalmente independente de homens, e totalmente dependentes de Deus, como está escrito: “Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (1 Tim 2:5-6)!!
O Pastor bíblico, era só um pregador do evangelho, assim como todos devemos ser, era só um guia, que iria conduzir a palavra aos recém convertidos até terem o conhecimento necessário para ir por todo mundo e Pregar, abandonando assim o guia, como o Pastor Cristo fez com os discípulos, para “ide e pregai o evangelho” a ordem sempre foi “ide e pregai” e não vinde escutai a vida toda as mesmas coisas! Bispo era o mesmo pregador do evangelho, só que ele era um ancião, uma pessoa idosa, sábia e mais experiente, um orientador, não de meninos na fé, mas de pessoas que já haviam chegado na maturidade da fé e no conhecimento do evangelho. Presbítero diácono, nada tem a ver com o Clero da Religião, mas sim, ajudantes! A proposta de Cristo é que, chegando a maturidade, todos nós pregássemos o evangelho, diferente do que o sistema religioso propõe! Para o sistema, a ovelha deverá ser pastoreada para o resto de sua vida! Deverá sempre ouvir as mesmas coisas e nunca deverá deixar seu guia!
_________________________________________
Qual é a lógica da igreja institucional? Depois de ler a bíblia, se sentir iluminado, qualquer Zé Mané pode fundar sua “igreja” e achar que sua empresa é a “casa de Deus” como se ela fosse fundada pelo próprio! E o pior, qualquer que não aceite essa corporação é acusado de heresia!? Isso é irracional! De onde surge o direito de alguém intitular a si mesmo PASTOR, se colocando acima dos seus semelhantes afim de impor a sua interpretação bíblica bem como dirigir a vida dos demais? Quando foi que Jesus ou os apóstolos deram autorização para sua placa protestante de esquina existir? Se Jesus e os apóstolos não o endossaram, porque ela existe?
ResponderExcluirO problema da igreja instituição, não está na membresia, e sim, nas lideranças. Que acumulam almas dentro dos templos de alvenarias, em nome de Jesus, mas para benefício próprio, transformando as almas em negócios rentáveis.
ResponderExcluirComo, não se pode excluir ou até mesmo punir a liderança, pois eles são os donos das instituições. É dever, do Verdadeiro Adorador, sair do meio deles
GÁLATAS 5:1 - Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jugo de escravidão.
Não consigo ver diferença nas instituições religiosas, porque todas possuem as mesmas resenhas, as mesmas falácias, os mesmos dogmas e as mesmas falsas doutrinas, com os mesmos objetivos, que é, escravizar as almas, que deveriam ser libertas por Cristo.
Apocalipse 18:4 - Ouvi outra voz do céu dizer: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.
( portalafer.blogspot.com.br ) ( portalafer@gmail.com )
O seu livro não tem nada a me acrescentar, você sabe da biblia mais do que eu. Nada do que me falarem que não estiver em harmonia com as Escrituras eu rejeitarei. Vende seu livro ai , que eu leio As cartas de Paulo aqui, obrigada.
ResponderExcluir